Os cibercriminosos estão a sua procura, de seus familiares, amigos, e, de outras coisinhas mais...
Quando o assunto é cibercrime acho que a primeira coisa que se passa pela cabeça das pessoas é que isto é apenas um problema de grandes sites ou de empresas de comércio eletrônico (e-commerce), instituições financeiras como bancos e multinacionais.
Eu pessoalmente acho que já estamos mais do que na hora de mudarmos esse modo de pensar ou mentalidade, por que as empresas de pequeno porte e até usuários domésticos ou em Home Offices não escapam mais da má fé dos criminosos virtuais.
5 dicas fundamentais para tentar dificultar a ação dos cibercriminosos, além de tentar inserir em seu vocabulário alguns dos termos mais usados pelos sequestradores virtuais
#01 - Cookie:
Cookies são micro arquivos de informações/dados instalados no seu computador, tablet ou celular pelos sites que você visita com frequência, seu objetivo principal é conhecer suas preferências e histórico de navegação.
Recomendação:
Com frequência, exclua os dados de navegação evitando problemas com invasão de privacidade. Mantenha seu software antivírus atualizado também.
#02 - Phishing:
Phishing se refere a uma tentativa de adquirir (pescar) informações confidenciais. Normalmente e-mails falsos são enviados se fazendo passar por entidades ou empresas verdadeiras para tentar coletar dados pessoais.
Tente evitar ao máximo que puder compartilhar informações pessoais ou de sua empresa por e-mail e em redes sociais, fique alerta também a links que não sejam de fontes confiáveis. Use a abuse do seu software antivírus, mas lembre-se: mantenha seu antivírus e computador atualizados.
Aproveite e leia: Aprenda a Defender-se de 5 Ataques Cibernéticos !
Aproveite e leia: Aprenda a Defender-se de 5 Ataques Cibernéticos !
#03 - Coleta de contas:
Este é um pesadelo que assola algumas empresas com frequência. Neste tipo de ataque, hackers roubam informações de contas de seus clientes. O furto de dados de identificação de usuários e senhas são usados para fins ilícitos.
Esse tipo de vazamento de informações assusta clientes em todo o mundo, que começam a perceber a fragilidade de determinada empresa passando a não confiar mais plenamente nos seus serviços ou segurança de seus dados.
Segurança na Internet
Um excelente video da Microsoft sobre segurança na internet.
Publicado por GestorTecnico.net em Quinta, 1 de setembro de 2016
Peça a um técnico de informática ou o suporte de sua empresa para utilizar um bom firewall, além de auxiliar você a utilizar uma senha com criptografia reforçada, gerando mensagens ou informações que apenas pessoas autorizadas possam acessar.
#04 - Pharming:
Este é um tipo de ataque que usa técnicas bem avançadas para criar um site falso, porém idêntico ao site original. Seu objetivo é o de confundir o usuário que poderá inserir informações verdadeiras em um banco de dados falso, sendo enganado e tendo suas informações importantes roubadas.
Recomendação:
Recomendação:
Verifique as URLs (endereços) dos sites que você utiliza com certa regularidade. Procure pelos símbolos de segurança, dos sites, como cadeados e o uso do https (protocolo seguro), verifique também se o site costuma passas por atualizações de segurança.
Normalmente sites seguros possuem selos de verificação. Por favor mantenha seu computador atualizado com as últimas atualizações de segurança, isto inclui o antivírus.
#05 - Bot/Zombie:
Computadores infectados com este tipo de spyware se transformam em zumbis conectados a internet, sendo normalmente utilizados para realizar ataques sem o consentimento do usuário proprietário do mesmo.
Previna-se o quanto antes mantendo um plano de backup de tudo que possuir, mantenha ativado um firewall, e não deixe de utilizar senhas fortes.
Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !