Ransomware não é virus, mas é uma praga virtual como qualquer um desses vírus comuns que já conhecemos.
Ransomware é um tipo de malware que sequestra computadores de vítimas cobrando valor em dinheiro pelo resgate.
Geralmente esse resgate é solicitado através de moeda virtual bitcoin, o que torna quase impossível rastrear um criminoso virtual que poderá receber o valor.
Este tipo de kidnapping (sequestro) atua codificando dados do sistema operacional de tal modo que o usuário não tenha mais acesso ao mesmo.
Nós vimos na sexta-feira dia 12/05/2017 que várias empresas nacionais e também algumas mundiais foram vítimas de ataques de ransomware aos seus sistemas.
Alguns computadores de funcionários de repente ficaram com tela azul (BSOD - Blue Screen Of Death) e ao reiniciar surgia uma mensagem pedindo resgate em moeda bitcoin.
Tela de pedido de resgate |
Um dia depois deste ataque cibernético que afetou várias redes de computadores em quase cem países no mundo, especialistas fazem um alerta: existe o risco de novos ataques de Ransomware.
É claro, sempre haverá !
Não consegui nenhuma fonte oficial, mas pelo que andei pesquisando na internet e algumas publicações em papel, estima-se que os hackers ou crackers se você preferir, tenham embolsado mais de um bilhão de dólares.
Mas então o que nós podemos fazer para nos protegermos ?
Bem, vários especialistas do mundo inteiro (e eu também) dizem que a primeira coisa é atualizar o Windows e também o sistema de antivírus.
Eu prefiro lhe dizer que além disso você também compre (caso não tenha) um HD externo.
Manter seu backup desconectado e fora do seu computador é uma forma excelente de se manter protegido, é o que eu faço e recomendo a todos os meus clientes.
Eu tenho lançado aqui várias dicas sobre backup, ataques cibernéticos e tal, isto tudo para ajudar na proteção diária. Basta procurar aqui no site que você acha fácil.
Pelo que eu pude levantar as empresas afetadas só aqui no Brasil foram:
- Petrobras
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil
- Tribunais da Justiça de São Paulo, Sergipe, Roraima, Amapá, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e Santa Catarina
- Ministério Público de São Paulo
- Itamaraty
Mas sei que houveram pequenos danos em estações de trabalho, não nos servidores.
Segundo a Kaspersky, a Rússia foi o país mais atingido pelos ataques. Os meios de comunicação russos afirmam que vários ministérios, assim como o banco Sberbank, também foram atacados.
A Forcepoint Security Labs, outra empresa do setor de segurança, afirmou que "uma campanha maior de difusão de e-mails infectados" está sendo realizada com o envio de 5 milhões de e-mails por hora para divulgar um malware chamado WCry, WannaCry, WanaCrypt0r, WannaCrypt ou Wana Decrypt0r. Eu já falei disto ano passado aqui no site.
Ok, só estou falando que falei !
Eu recomendo que você leia os artigos daqui do blog sobre backup e segurança, pois quem não possui cópias de segurança dos dados e precisa recuperar a informação sequestrada se vê obrigado a pagar resgate incentivando a continuação do golpe.
A Microsoft diz ter corrigido em 14 de março de 2017 a vulnerabilidade que permitia a infecção. Mas usuários que não atualizaram os sistemas operacionais podem ter ficado vulneráveis.
Conclusão:
Eu acho que todos nós deveríamos manter nossos sistemas operacionais atualizados por causa de ransomware, inclusive o antivirus, mas eu também recomendo veemente que se faça backup de tudo, inclusive criar uma imagem do sistema operacional para restauração total do computador.
tags: ciberataque, cibernética, ciência, informática, tecnologia, vírus, ransomware, wannacry
tags: ciberataque, cibernética, ciência, informática, tecnologia, vírus, ransomware, wannacry
Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !
Se você chegou até aqui procurando por algum serviço - Fale com um Gestor Técnico!
Tweetar Se você chegou até aqui procurando por algum serviço - Fale com um Gestor Técnico!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !