Pequenas empresas estão sofrendo muito com ataques hackers por não possuírem orçamentos altos para suporte e segurança.
Medidas simples como treinar funcionários e manter sistemas atualizados diminuem riscos, mas infelizmente não bastam.
As pequenas empresas trabalham com orçamentos mais apertados, na maioria das vezes sem fundo de caixa nestes momentos de crise econômica no Brasil.
O Problema principal é que estas empresas ou micro-empresas também sofrem ataques de hackers como se fossem grandes empresas.
Por qual motivo ? simples: é muito comum essas pequenas empresas não terem um orçamento disponível para poder contratar suporte técnico especializado e particular, e aí você já sabe o resultado...
Muitas vezes estas pequenas empresas acham que como não lidam com informações sigilosas , não precisam se preocupar com a segurança de seus sistemas porque são empresas pequenas.
Lamento informar que é um grave engano meu caro, sua empresa possui algum sistema pessoal online, lida com transações bancárias diariamente, e possui com certeza documentos que não devem trafegar soltos pela empresa, ou pela internet.
Neste caso você deveria investir em suporte técnico especializado além de proteção digital, isto é fundamental para sobreviver.
Analisando bem os dados abaixo, nota-se que não podemos bobear...
Você sabia que os ataques cibernéticos a pequenas empresas tem como alvo muitos micro negócios ? Você viu o infográfico acima?
Os ataques que mais vejo acontecer dentro das pequenas empresas são os chamados ataques de phishing, que já falamos e continuamos falando aqui no blog.
Se apenas um computador dentro de sua empresa estiver vulnerável a ataques, seus arquivos podem ser furtados, ou habilitar uma invasão a sua rede, pense nisso!
Claro que há medidas que previnem, mitigam, e também pesarão pouco no seu bolso, como: conscientizar os funcionários sobre riscos ao checar e-mail de desconhecidos, e manter o sistema operacional e os roteadores atualizados.
Isso por si só ajuda, mas não substitui o suporte técnico especializado, que por exemplo o Gestor Técnico pode oferecer.
Uma coisa que eu vejo em muitas empresas é que elas não costumam ter um servidor que faça o controle de todos os arquivos e processos da empresa.
Neste caso específico, contratar um Gestor Técnico para suporte e gerenciamento, mesmo que mensal para verificar e analisar sua rede, computadores, e periféricos seria agregar valor ao seu negócio.
Não adianta investir no suporte apenas quando você foi hackeado, entenda que isto é um investimento necessário que pode agregar valor ao seu negócio.
Apesar de todos os dias termos notícias que alarmam sobre hackers e ataques cibernéticos, as micro e pequenas empresas ainda negligenciam o suporte de um técnico, permanecendo assim desprotegidas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !