A nova mudança dos requisitos de sistema de arquivos do Microsoft OneDrive deixou alguns usuários antigos sem acesso ao serviço, mas tem a ver com segurança de dados.
O OneDrive vem embutido no Windows 10 por padrão, vem de fábrica. Eu vejo muita gente, inclusive eu, usando o OneDrive como forma de trocar e armazenar dados na nuvem. Me espanta ver que ele é um dos mais utilizados também, já que chegou depois de alguns concorrentes seus.
Eu recebi alguns chamados de clientes onde segundo eles o OneDrive parou de funcionar, mas na verdade isso não passa de um novo requisito de software.
O OneDrive passou apenas a funcionar em sistemas de arquivos NTFS. Segundo a Microsoft, partições FAT, FAT32, exFAT e ReFS não são mais suportadas.
Eu sempre utilizei NTFS por causa da segurança e de muitos outros benefícios que este sistema fornece, mas acredito (e vi) que vários técnicos ainda formatam partições em FAT32 e outros tipos de sistemas de arquivos, e eu realmente estranho isso em se tratando de Windows.
Qual o problema que o novo requisito do OneDrive nos trouxe ?
Olhando imediatamente, quem tinha ou tem partições que não estão em formato NTFS, vai ter seu serviço inoperante por um tempo até converter a partição para o sistema de arquivos solicitado.
O que acontece é que o usuário ao tentar acessar uma pasta que está em uma partição diferente do sistema de arquivos NTFS nos seus computadores e tentar sincronizar arquivos e pastas no OneDrive, receberão uma mensagem conforme a figura abaixo.
OneDrive somente em partições NTFS de agora em diante, esqueça outros sistemas de arquivos ! |
Sendo assim o melhor a fazer é converter sua partição "antiga" e onde seus arquivos do OneDrive estão para o formato mais atual que é o NTFS.
Na verdade esta mudança não causa tantos problemas quanto parece, e o impacto é bem baixo.
A solução que eu proponho e que também é a única solução viável:
A Microsoft publicou uma solução para este problema, converter sua unidade ou partição para o formato NTFS.
Você não perderá nada, tudo ficará em ordem como num passe de mágica com o comando:
convert drive: /fs:ntfs
Prompt de comandos com exemplo do comando Convert do Windows |
Você deve substituir a palavra Drive: pela letra de drive que você quer converter, dê uma boa olhada na imagem acima onde eu exemplifico a letra de unidade (drive) F como o drive que quero converter para NTFS.
Conclusão:
Esta mudança de sistema de arquivos que assustou alguns usuários, não foi tomada a toa pela Microsoft como ouvi alguns técnicos ou usuários falarem. Isto tudo tem a ver com o nível de segurança que partições NTFS fornecem. Em tempos de Ransomware não podemos facilitar não é ?
Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !
Tweetar
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !