Algumas coisas interessantes (8 coisas) que você pode efetuar com a ferramenta de Configuração do Sistema do Windows MSconfig.exe .
Sempre foi uma ferramenta pequena e escondida que nos permite alterar configurações importantes do funcionamento do Windows e que não devem ficar tão visíveis para evitar erros, e usuários curiosos apenas.
Eu acho que as funções que eu mais uso desta Ferramenta de Configuração do Sistema, são: como o Windows poderá ser iniciado, ativar e desativar serviços específicos de inicialização do sistema, e também de programas, além de um monte de tarefas administrativas.
O que é o Utilitário de Configuração do Sistema Windows - msconfig ?
O utilitário ou comando MSCONFIG (Microsoft System Configuration Utility) é um arquivo executável do programa “Utilitário de Configuração do Sistema”.
Como abrir msconfig ou executar o msconfig ?
Se você quiser abrir o MSConfig no Windows 10, vá até o menu iniciar e procure por "Configuração do Sistema". Selecione o resultado principal que é Aplicativo e clique com o mouse.
O que eu posso fazer com o MSCONFIG ou Ferramenta de Configuração do Sistema ?
Falando de de modo geral, você pode escolher quais drivers e serviços serão carregados na inicialização do Windows.
Repare que o MSCONFIG é todo dividido em várias guias, e cada guia nos dá acesso a configurações diferentes.
Microsoft System Configuration Utility
A primeira guia na janela de Configuração do sistema é chamada de guia Geral onde você pode configurar como o Windows é iniciado.
Na seção "Seleção de inicialização na guia Geral" você pode informar ao Windows para executar:
Significa que o Windows é inicializado com todos os drivers, dispositivos, além de todos os serviços ativados.
Esse modo está ativado por padrão na maioria dos computadores. Porém quero ressaltar que quando você efetua algumas alterações em drivers, serviços ou programas, a seleção muda para "Inicialização Seletiva", e este se torna o padrão de seu computador.
2 - Msconfig Inicialização de diagnóstico:
2 - Msconfig Inicialização de diagnóstico:
Este modo é bem semelhante a iniciar o computador no modo de segurança. No meu artigo sobre iniciar o computador em modo seguro, eu mostro que neste modo de inicialização o Windows executa somente alguns serviços e drivers.
A Inicialização de Diagnóstico (imagem acima) também executa serviços de rede ou serviços importantes de aplicativos como antivírus, firewall.
Particularmente, este modo é útil quando você quer isolar arquivos e serviços do Windows que podem ser alguma fonte de problema ou instabilidade do sistema.
Quando você seleciona a “Inicialização de diagnóstico” e clica no botão Aplicar , a “Inicialização seletiva” é ativada. Não se preocupe, isso é normal.
O fato é que a “Inicialização de diagnóstico” é uma “Inicialização seletiva” com um conjunto pré-ajustado de configurações.
3 - Msconfig Inicialização Seletiva:
A Inicialização Seletiva (imagem abaixo) executa o Windows apenas com serviços e drivers essenciais. Além de algumas seleções personalizadas que você desejar executar.
Tenha me mente que se você alternou entre os modos de inicialização, resolveu alguns problemas, e logo a seguir voltar a usar a “Inicialização Normal”, é claro que todos os serviços desabilitados e itens de inicialização serão ativados na Inicialização Normal.
Observação: msconfig inicialização do sistema normal ou seletiva ?
Note bem que a seleção de inicialização do msconfig, reverterá de normal para inicialização seletiva se por algum motivo você tive um driver ou serviço desabilitado.
Agora, se o que você quer é impedir completamente que alguns aplicativos, drivers, ou serviços sejam iniciados automaticamente com o Windows, você precisará olhar atenciosamente a lista de serviços e itens de inicialização para editá-los novamente.
Depois de fazer isto, a “Inicialização seletiva” será marcada como a seleção de inicialização padrão.
4 - Msconfig Inicialização do Sistema:
Quais sistemas operacionais estão instalados no seu PC ? Bem, uma das coisas que eu gosto na ferramenta de configuração do sistema, é o modo gráfico de escolher qual dos sistemas operacionais instalados no meu PC carrega primeiro.
Na ferramenta Configuração do sistema, alterne para a guia "Inicialização do Sistema" e você poderá visualizar todos os sistemas operacionais instalados no computador e selecionar o S.O. padrão, caso tenha uma configuração de inicialização múltipla, é claro !
Se quiser definir um novo sistema operacional como padrão, clique nele e depois clique no botão "Definir como padrão".
5 - Msconfig Tempo limite:
Na seção "Tempo Limite" você pode escolher quanto tempo (em segundos) o computador deverá aguardar para você selecionar o sistema operacional a ser inicializado.
Se nenhuma escolha for feita durante o tempo definido, o sistema operacional padrão será iniciado. É claro que você precisa ter dois ou mais sistemas instalados, no exemplo acima só tem um.
6 - Msconfig Opções avançadas:
Nesta guia você também poderá alterar algumas configurações avançadas sobre como o Windows inicializa, com quantos núcleos de processador ou quanta memória RAM ele pode usar.
Esta é uma configuração bem técnica e complicada sobre a forma ou maneira que você define como seu sistema operacional Windows será inicializado.
Você poderá fazer isso para cada sistema operacional instalado, bastando clicar no sistema operacional e depois em "Opções avançadas".
Repare bem que se você definir valores manualmente nesta seção, o Windows só pode usar o número definido de núcleos de processador e memória ram máxima que você definiu, caso venha a colocar mais recursos no sistema, o Windows não irá usar.
Você pode fazer configurações específicas de inicialização para cada sistema operacional instalado em seu computador.
Na seção "Opções de inicialização" temos a Caixa "Inicialização Segura" com os items:
- Mínima - possui a interface de usuário, mas nenhum serviço de rede é ativado.
- Shell alternativo - abre um prompt de comando no modo de segurança, serviços de rede e interface gráfica do usuário estarão desativados.
- Reparo do Active Directory - uma inicialização segura normal que executa, além disso, os serviços e recursos do Active Directory - somente em servidores.
- Rede - executa uma inicialização segura e normal com serviços de rede habilitados.
Ainda na guia Inicialização do Sistema (imagem acima), a ferramenta Configuração do Sistema oferece um conjunto de opções avançadas que podem ser aplicadas a procedimentos de inicialização padrão e também no modo de segurança:
- Nenhuma GUI na inicialização: durante a inicialização não será mostrada a tela de carregamento normal, apenas uma tela preta sem informações.
- Log de Inicialização: durante a inicialização o sistema garvará um log completo com informações sobre o processo de inicialização. Este loge pode ser acessado em: “C:\Windows\Ntbtlog.txt”.
- Vídeo Base: será útil se você acabou de instalar algum driver de vídeo que está dando problemas. O Vídeo Base faz uma inicialização padrão do Windows, só que ele carrega apenas drivers de vídeo padrão que foram fornecidos com o Windows, em vez daqueles específicos do fabricante.
- Informações de inicialização do S.O - deverá ser usado em conjunto com “Nenhuma GUI". A tela padrão de carregamento do Windows será substituída por uma tela preta, exibindo informações completas sobre drivers carregados durante o processo de inicialização do sistema. Se por um acaso seu Windows travar durante a inicialização, esse modo de visualização pode particularmente ser útil para identificar o driver que causou a falha.
7 - Msconfig Serviços:
A guia Serviços da ferramenta Configuração do Sistema mostra uma lista de todos os serviços que iniciam quando o Windows é inicializado.
Para cada serviço, você vê o nome do serviço, o fabricante, o status atual (parado ou em execução) e a data em que ele foi desativado, caso seja desativado.
Efetivamente você poderá verificar os serviços que deseja executar na inicialização e desmarcar os serviços que não deseja inicializar junto com o sistema.
Lá embaixo da janela (figura acima) tem uma caixinha que se marcada, deixará visível apenas os serviços de terceiros. Em outras palavras: Ocultará todos os serviços da Microsoft.
Observe que as seleções executadas nessa guia serão aplicadas somente a sua seleção de inicialização atual que está assinalada na guia Geral.
Se você estiver usando uma "Inicialização Normal" e desativar alguns serviços, a seleção de inicialização é alterada automaticamente para "Inicialização Seletiva". Guarde isto !
8 - Msconfig Ferramentas:
Vamos saltar direto para a guia ferramentas por que a guia Inicialização de Programas apenas é um Link para o Gerenciador de Tarefas.
Poucas pessoas conhecem a guia Ferramentas na Configuração do sistema e o que ela realmente faz. Se você clicar nela, obterá uma lista de ferramentas administrativas do Windows, Informações do Sistema, Editor do Registro, Visualizador de Eventos, Monitor de Desempenho e assim por diante.
Aqui dá pra aprender um bocado, pois cada ferramenta possui nome e descrição. O legal é que se você clicar ou tocar nela, poderá ver o comando utilizado para iniciar determinada ferramenta.
Como você está notando, a guia Ferramentas da Configuração do Sistema é útil, pois lista ferramentas administrativas que são usadas para a solução de problemas de estabilidade ou desempenho do sistema.
Clique em uma ferramenta e depois clique em iniciar, ou apenas decore seu nome e digite em um prompt de comandos pressionando enter ao final, pode ser que ao utilizar alguma ferramenta, você seja informado de que precisa reiniciar o computador para que as novas configurações entrem em vigor.
Conclusão:
O utilitário Configuração do Sistema - msconfig.exe é uma ferramenta versátil e útil que oferece recursos úteis para nós que desejamos ou precisamos alterar a maneira como o Windows inicia e funciona. É uma ótima ferramenta para solucionar problemas de estabilidade e desempenho. Você já usou a ferramenta de Configuração do Sistema Windows para alterar a maneira como o Windows inicializa ou funciona ?
Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net
O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.
Muito bom!
ResponderExcluirObrigado por me ajudar a entender isto.
Muito obrigado pelas informações.
ResponderExcluir